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DISTRIBUIÇÃO DE FREIOS (Brake Bias)


A distribuição de freios é a forma como a capacidade de freio do carro é distribuída. Ela é frente no formato Frente-Traseira e é definida por porcentagem. Exemplo: 50%50. Isso significa que a distribuição da frenagem do carro está igual. Porém, não necessariamente bom. Nos carros de corrida, na maioria das vezes utilizamos distribuições desproporcionais. Isso porque isso influencia no equilíbrio do carro em frenagem e na sua capacidade de contorno de curvas. Funciona assim: Quanto mais para um sentido estiver o freio, mais intensidade terá, portanto: Se estiver muito para a frente, mais possibilidades de travar os pneus na hora de frenagem e perder a tomada da curva. Isso irá impedir o carro de fazer “trailbraking”, técnica que consiste em entrar freando na curva, conseguindo carregar mais velocidade durante o trajeto. Com a distribuição muito para trás, caso você trave os pneus, pode perder o controle do carro subitamente, o que aumenta muito a chance de rodar.


Geralmente, pilotos menos experientes usam o freio mais dianteiro, com um carro mais equilibrado, fazendo frenagem mais fortes em linha reta, porém perdendo velocidade em frenagens laterais. Pilotos mais experientes, utilizam um freio mais traseiro, pois o restante do setup ajuda a segurar o carro mesmo com a distribuição mais traseira. Além de tudo, o acerto da distribuição de freio depende de outro ajuste fundamental no carro, porém nem sempre disponível: Pressão de freio.


PRESSÃO DE FREIO: A pressão de freio define qual a quantidade de pressão máxima que será exercida nos discos de freio. Geralmente é definida por porcentagem. Quanto maior, mais sensível será o toque do freio. Ou seja, valores muito altos, podem fazer com que você trave seus pneus e dependendo da sua distribuição de freios, uma reação irá acontecer. Definir o valor de pressão de freio, depende do seu estilo de pilotagem, das ajudas de pilotagem que estará utilizando. Sem ABS, geralmente é raro conseguir utilizar 100% de pressão de freio. Você precisará dosar sua porcentagem na pilotagem, tentando evitar travagens para aproveitar ao máximo o grip do pneu. Com ABS, pode ser que você consiga usar mais pressão de freio. Porém, mesmo assim em alguns casos ainda acontecem pequenos travamentos. Você saberá que o ABS está ativado quando seu volante começar a tremer em uma frenagem intensa. Este ajuste exige testes, portanto vai para a pista e experimenta!


ABS - O ABS é um item bem simples de ser regulado. Sua performance depende da configuração dos ajustes anteriores. Para facilicar, pois esse é o nosso objetivo, para regular o ABS (item que não está disponível da mesma forma em todos os jogos e carros), você deve apenas saber que quanto maior o valor do ABS, menor será a intensidade imediata da sua frenagem, porém mais equilibrada ela será.