Se você está praticando demais, você está praticando errado.
Há um conceito de que a prática leva a perfeição, certo? Talvez não, talvez sim. Ué, como assim? Então...vamos lá:
A prática é a repetição de movimentos, para gerar uma memorização e um refinamento na sua coordenação motora em determinada situação. Você concentra-se em uma ação e a repete até se tornar instintivo, para que você possa então focar-se em outra ação ao mesmo tempo que repete a anterior. Leve isso para qualquer esporte e você perceberá que o conceito se aplica. No futebol, é preciso correr ao mesmo tempo em que se carrega a bola, procura o companheiro para dar o passe ou calcula a força para chutar ao gol. Tudo isso dentro de alguns segundos, o que exige um raciocínio lógico afiadíssimo.
No automobilismo, os movimentos que acontecem ao mesmo tempo podem se tornar intuitivos e somente serem repetitivos durante a corrida, pois não mudam. Você só precisa ter uma sensibilidade refinada para perceber e corrigir mudanças na pilotagem, conforme a forma que o carro reage. Mas o que isso tem a ver com treino? Simples: Se você está memorizando os conceitos errados, não importa o quanto você os repita, continuarão errados. Se você vai na academia e utiliza pesos muito inferiores aos adequados para o seu corpo e faz mil repetições, você terá um resultado, porém infinitamente inferior ao que você pode ter utilizando as técnicas corretas.
Com isso eu digo: Se você está treinando excessivamente e não está encontrando os resultados que procura, pare agora. Não confunda treinar muito, com treinar de forma excessiva. Treinar muito significa ter uma estratégia e aplicar todos os conceitos dela requerem tempo. Treinar excessivamente é repetir os mesmos movimentos, sem qualquer mudança na filosofia de pilotagem, setup, etc.
Um breve exemplo: Dois pilotos precisam treinar para uma corrida que acontecerá dentro de dois dias e ambos trabalham, possuem família para cuidar, lhes resta duas horas diárias para treinar. Ambos querem muito vencer. Portanto, 4hs de treino. O piloto A, que é aquele que tem um método de treino, pode usar as 4hs ou não, isso dependerá de diversos fatores. O piloto B, é quase certo que utilizará. O que os difere?
O piloto A já entra com uma meta a ser alcançada. Se ele conhece seus rivais, sabe se precisará dar tudo de si ou se pode dar-se ao luxo de treinar menos. Se não conhece, ele vai utilizar todos recursos que conhece (em sua devida ordem) para chegar o mais próximo (ou ultrapassar), dos recordes mundiais.
O piloto B irá até certo limite, mas estará sem muitas opções para buscar evoluir. O que ele fará é tentar ultrapassar seus limites e testar diversas combinações de setup, porém sem um sentido para isso.
Afinal, qual é a forma de praticar corretamente? Primeiro de tudo, você precisa ver se você está dominando a maioria dos conceitos. Você sabe o que é trailbraking, roll, overdriving? O que é caster, camber, rake? Se esses nomes são estranhos para você, recomendo que volte a estudar os conceitos, para que quando retornar para a pista ter em mãos as ideias corretas. Depois disso, sua mente ficará bem mais clara. Lembre-se da seguinte proporção: Quanto mais fácil de pilotar um carro for, mais necessário será o setup. Se for mais difícil, você pode focar mais na pilotagem, porém: Em carros difíceis, simples ajustes fazer uma diferença absurda. É essencial ter um setup base que funcione em todas pistas, alterando somente relação de marcha e asa. Com isso, após dar voltas no limite você já saberá o quão longe ainda está. Esses décimos poderão ser conquistados ao refinar o acerto, a pilotagem, as configurações do volante.
Sempre siga a seguinte ordem:
1º - A configuração vem primeiro. Arrume seu volante para que fique confortável de andar, sem ter que esterçar demais, ou de menos. Nem sempre, os carros utilizarão valores iguais.
2º - A pilotagem é o principal, porém vem em segundo porque sem um volante bem configurado não tem como pilotar decentemente. Foque bastante aqui e torne-se o melhor que puder. Seja humilde em sua pilotagem e nunca acredite que chegou no seu limite, pois de repente perceberá que evoluiu. Além disso, quanto mais andar em um único carro, mais expert nele se tornará.
3º - Setup não é tudo amigo, guarde isso como lei. Digo isso, porque muitos dos nossos alunos acreditam com muita convicção que suas faltas de performance acontecem porque não sabem fazer setup, porém mostramos que é a pilotagem que o faz rápido e o setup é um complemento.
Se você quer se tornar um piloto campeão e economizar seu tempo, torne-se um membro da Driving Academy. Tenha em mãos tudo que precisa para entrar na pista e acelerar preparado para a disputa.
Postado por Marcos Riffel 5/2/18